ÚLTIMAS

19 de mai. de 2014

Tapajós deverá ter leilão especial, informa EPE

O governo mantém a expectativa de licitar, ainda este ano, o projeto da hidrelétrica São Luiz do Tapajós. Segundo informou Mauricio Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a ideia é preparar um leilão especial para esse empreendimento. O executivo participou nesta segunda-feira (19/5) do LETS, evento de infraestrutura realizado em São Paulo, promovido pela Fiesp.

O projeto de São Luiz do Tapajós prevê uma usina com 6.133 MW de potência, com 3.369MW médios de energia assegurada. Localizada no Rio Tapajós, no Pará, a hidrelétrica terá 33 turbinas do tipo Kaplan e reservatório de 722 quilômetros quadrados.

A área inundada pelo reservatório será de 330 quilômetros quadrados. O projeto será o primeiro no conceito de usina-plataforma, baseado no modelo de exploração de petróleo em alto-mar, com o objetivo de causar impacto mínimo no meio ambiente. Essas usinas seriam cercadas de floresta por todos os lados.

Além de São Luiz do Tapajós, a EPE espera levar à licitação neste ano a UHE Itaocara (145MW-RJ). Esta estava prevista para ser licitada ainda em 2013, porém foi retirada do último leilão A-5, realizado em dezembro. Itaocara já possui a licença ambiental. A ampliação da capacidade instalada da UHE Santo Antônio também está no radar da EPE.

Jornal da Energia
Crédito: Foto: Alberto Rocha/Fiesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua mensagem para mim

@ 2014 - Todos os Direitos Reservados a VioNorte Comunicação Ltda - Desenvolvimento: